[•] Correio Terráqueo [•]

(Atualização de escrita)

Já presenciei pessoas que ficam em pânico diante de uma folha em branco. Sei exatamente qual é a sensação, porque um dia já fui essa pessoa. Hoje, quando vejo todas as folhas em branco e curvas no roteiro a serem delineadas, a dificuldade que costumo ter é de decidir qual entre todos os temas que tenho em mente vou usar em cada segmento.

Durante a escrita do CS2: A Ascensão de Drak Nazar, eu segui um objetivo, que era deixar o caminho livre para abordar as ideias que estavam surgindo.

Ao mesmo tempo que poderia, agora, pegar esse ponto em que deixei o Comando Superior 2 e levar a história por um clímax astronômico, inimaginável, eu penso em optar por manter a tensão e levar esse clima para algo mais intimista, estabelecer um thriller onde cada sutil decisão dos personagens encaminharia lentamente o enredo a um destino inevitável.

Imagine uma bomba atômica caindo sobre o mar ou sobre uma cidade onde residem os personagens. Isso pode ser grandioso e visualmente apelativo. Mas você pode imaginar como seria um conselho, ou reunião particular, onde esses protagonistas estão confinados em uma pequena sala, e que a bomba não cairá do céu, mas invés disso, ela está em meio a eles no interior da própria sala sob risco iminente de explosão.

Atualmente, boa parte das decisões sobre qual caminho seguir, nessa etapa do desenvolvimento da série Comando Superior, está relacionada a pensar no futuro da narrativa. Pode parecer contraditório que eu tenha uma meta de palavras a ser alcançada, e parte do trabalho para chegar a esse objetivo atual inclua vislumbrar como será a curva narrativa, não apenas deste volume, mas sobre quais tons ou ambientes eu precisarei estudar e aprender a trabalhar em cima nos próximos volumes.

Quando escrevi o primeiro capítulo do CS1, quatro anos atrás, eu já tinha imaginado exatamente a ambientação em que esse terceiro livro se passaria. Agora, preciso traçar uma nova rota e decidir em que portos ancorarei esse navio, e em quais mares precisarei dar velocidade máxima nesses potentes motores.

Eu tenho consciência que o silêncio em meio à tensão pode dar ênfase a qualquer mínimo ruído que seja emitido após ele. Em meio a esse silêncio, ao qual me refiro, um grito pode ensurdecer, enquanto um susto pode ser fatal.

(04/06/2023)



Comentários:

    Será que eu sou o único que acha que o pessoal dos foguetes está tentando sair do planeta da maneira errada?


Use este formulário para enviar um comentário privado.