[•] Correio Terráqueo [•]

(Atualização de escrita)


– I –

Capítulo Final

Nesta atualização de escrita de setembro de dois mil e vinte e quatro, falarei sobre onde me encontro.

Encontro-me em um lugar bom. Não saberia dizer se antes ou depois. Nem se esse bom seria o oposto de ruim, ou de mal. Diria que ambos.

Folhas em branco são sempre boas, mas tenho algo melhor que isso: tenho folhas escritas.

Venho me inspirando em saberes antigos, que não chegaram a tocar os papeis de Comando Superior Um e Dois.

Assumo que já cheguei a ser ranzinza ao torcer o nariz quando quiseram abordar o assunto de inteligência artificial vinculado ao fim do mundo. O próprio Marcelo Gleiser no lançamento do seu livro este ano na Casa Firjan ameaçou voltar-se a esse tema.

Assumo, também, que estava certo — não pretendo fazer disso meu empenho principal. Sei que há quem possa fazer, e muito bem. Mudar de assunto, naquele momento, foi mais que um pedido; uma súplica. Deixemos para os autores que discorram em específico sobre esse juízo final.

Continuo com a ideia de fazer do meu CS3 um thriller. Porém, a essa altura devo reconhecer minha dificuldade em diluir a animosidade, de todos os personagens, ao longo de um romance inteiro. Faria bem mesmo que em um salão de jantar onde, como na cena clássica, só pudessem se arremessar uns aos outros os pratos sobre a mesa.

Não tenho dúvidas de que teríamos os mais furiosos em seus arremessos, os que roubariam, atirando um prato diretamente em alguém próximo, ou até uma cadeira. Teria Iohan e Thompson com boa mira, tentando desviar do café borbulhante lançado por Teresa. Teríamos Rebeca caminhando, desolada, para fora deste lugar.

Sei que já ofendi muitos personagens vivos, e já falecidos, até este começo do Comando Superior Três.

Observo a interação entre Iohan e Thompson de forma especial. Eles se tornaram símbolos de dois polos dentro dos livros: o pragmatismo e o idealismo.

Sigo buscando a forma polida para expor, agora de forma suave, a mesma violência E tiros E bombas, sem que tudo acabe em um único Primeiro Capítulo: Final.

Rio de Janeiro,
Setembro de 2024